São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, e a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC). Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300. O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005. A cidade também é a sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado. São Paulo também concentra muitos dos edifícios mais altos do Brasil, como os edifícios Mirante do Vale, Itália, Altino Arantes, a Torre Norte, entre outros. São Paulo é a sexta cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com aproximadamente 20 milhões de habitantes, é a quarta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.
O Centro Histórico de São Paulo corresponde à região onde a cidade foi fundada, em 25 de janeiro de 1554, pelos padres jesuítas. Embora seja comum considerar os distritos Sé e República, de forma única, como sendo o "Centro Histórico de São Paulo", esse título cabe verdadeiramente ao distrito da Sé, mais propriamente à região compreendida entre o Largo São Francisco, o Largo São Bento e a Praça da Sé, que formam o "triângulo histórico" onde, de fato, surgiu o Colégio Jesuíta a partir do qual originou-se o povoado e, posteriormente, a "Vila de São Paulo de Piratininga". A parte da região central da cidade usualmente incluída no uso da expressão "Centro Histórico" ocupada posteriormente e que corresponde, hoje, ao distrito da República, na outra extremidade do Viaduto Santa Ifigênia e do Viaduto do Chá, muito embora concentre uma quantidade bastante considerável dos marcos históricos da cidade de São Paulo, como o Teatro Municipal, a Ladeira da Memória, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade e a Praça da República, dentre outros, recebe, oficialmente, a designação de "Centro Novo".
A Praça da Sé é considerado o centro geográfico da cidade. Nela, localiza-se o monumento marco zero do município. A partir dele, contam-se as distâncias de todas as rodovias que partem de São Paulo, bem como a numeração das vias públicas da cidade. A praça é um dos espaços mais conhecidos da cidade e foi palco de muitos eventos importantes para a história do país, como o comício das Diretas Já. O nome deve-se ao fato de a praça ter-se desenvolvido em frente à Sé da capital paulista. Na praça também está localizada a Catedral Metropolitana de São Paulo, o monumento ao Apóstolo Paulo e o monumento ao Padre José de Anchieta. Em 1978, a praça foi totalmente remodelada e ganhou um espaço lúdico chamado "Jardim das Esculturas", nesse espaço se encontram os monumentos "O Condor", "O Diálogo", "o Espaço Cósmico", o "Emblema de São Paulo" entre outros.
O Pátio do Colégio é o marco inicial no nascimento da cidade de São Paulo. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas. Com quase 450 anos de muita história, o Patio é sede de diversos eventos, casamentos, além de abrigar o Museu Anchieta, a cripta de José de Anchieta, a igreja no local onde foi realizada a primeira missa da cidade, a biblioteca temática, e abriga ainda diversos projetos sociais, como o Centro Loyola, o projeto OCA e o projeto EMBU. Em seu entorno encontram-se diversos casarios históricos como: o solar da Marquesa de Santos, a Casa nº 1 que hoje abriga a Casa da Imagem de São Paulo, os prédios 148 e 184 onde está localizado a Secretaria da Justiça, o Primeiro Tribunal de Alçada Cível, entre outras obras importantes.
O Parque da Independência, inaugurado em 1988 no bairro do Ipiranga, faz parte do patrimônio histórico nacional brasileiro. Abriga o Museu do Ipiranga (ou Museu Paulista), uma estátua em homenagem ao "grito do Ipiranga" nomeada Monumento à Independência (ou Memorial do Ipiranga), jardins em estilo francês e a Casa do Grito. Foi aqui, junto ao Riacho do Ipiranga que D. Pedro I declarou o país independente de Portugal em 1822. A Casa do Grito, originalmente construída em pau-a-pique, é um imóvel tombado pelo CONDEPHAAT, que integra o acervo de Casas Históricas, sob a responsabilidade do Departamento do Patrimônio Histórico, de São Paulo e abriga exposições diversas com temas relacionados à cidade.
Museu do Ipiranga (ou Museu Paulista), faz parte do Parque da Independência. É o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista. É responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte".
O Parque do Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade e em julho de 2013, foi eleito o melhor parque da América Latina, entre 1263 concorrentes. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera. O parque é hoje administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Além de espaços como: museus, auditório, bienal e outros administrados por fundações ou outras secretarias municipais ou estaduais, o parque conta com ciclovia, treze quadras iluminadas, pistas destinadas a cooper, passeios e descanso. Sua área é de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m². Site oficial: www.parqueibirapuera.org.