SC - Urussanga

Urussanga

Urussanga localiza-se ao sul de Santa Catarina, com altitude de 49 metros e a 185 quilômetros da capital Florianópolis. Sua população estimada em 2004 era de 19.110 habitantes. Possui uma área de 237,41 quilômetros quadrados. Urussanga provém do tupi antigo e significa "água muito fria" que herdou o nome do principal rio que banha a cidade. A vila foi fundada pelo engenheiro maranhense Joaquim Vieira Ferreira em 26 de maio de 1878 e emancipada em 6 de outubro de 1900. Principal núcleo da colonização italiana do sul do estado, destaca-se na gastronomia e na produção de vinhos. É realizada a Festa do Vinho nos anos pares, sempre no mês de agosto, e a Ritorno alle Origini nos ímpares, no aniversário da cidade, onde é celebrada a cultura herdada dos imigrantes, com muita música, boa comida e bom vinho. Durante muito tempo, a principal atividade econômica da cidade foi a extração de carvão mineral, já que a cidade localiza-se numa das principais regiões carboníferas do país, junto com os municípios de Lauro Muller, Siderópolis e Criciúma.

Circulando por Urussanga

A cidade é voltada para uma intensa atividade cultural e busca preservar a cultura dos seus antepassados italianos. Ela caracteriza-se pela produção artesanal, danças e canções, além de destacar-se na produção de vinho de excelente qualidade. Faz parte da região turística "Encantos do Sul".

Igrejas

Igreja Nossa Senhora da Conceição: Uma bela edificação em estilo neoclássico, tombada em 2001, que se destaca pela sua imponência e pela delicadeza da pintura interna, que é um dos grandes atrativos da edificação. Localizada no centro da cidade, foi construído primeiro o campanário em 1923 e depois a Igreja em 1945. O projeto foi realizado em Turim na Itália, o cimento veio da Alemanha, em barricas de madeiras, os sinos foram trazidos da cidade italiana Piemonte. Em local de destaque na Igreja, encontra-se uma réplica original da La Pietà de Michelangelo em gesso, vinda do Vaticano na Itália, presente dado pelo Papa Paulo VI, em 1978, em comemoração ao centenário da cidade.
Igreja São Gervásio e Protásio: Inaugurada em 1912, construída em pedra arenito, pelos imigrantes italianos que colonizaram a região, é a única do gênero no Estado de Santa Catarina. Tombada pelo IPHAN em 2001, a igreja preserva todos os detalhes; os ladrilhos de cimento pintados no chão, os bancos e as portas de cedro.
Capela Santo Antônio: Edificada em 1935 em estilo bizantino, fica situada no Bairro de Rio Caeté. Tem como destaque a pintura interior e o vitral de entrada do templo, uma verdadeira obra prima. O vitral foi produzido na Alemanha e traz imagens de Santo Antônio e Santo Antão.
Capela de São Pedro: Construída em 1900, uma das mais antigas edificações da cidade, localizada no Bairro de São Pedro, que foi colonizado por imigrantes italianos da região de Treviso. Traz homenagem da antiga cidade de onde vieram os colonizadores, Campo San Piero, Itália, à São Pedro.

Patrimônio Histórico

Ao redor da Praça Anita Garibaldi está o casario histórico do núcleo urbano de Urussanga. É um conjunto de edifícios históricos com arquitetura do final do séc XIX e início do séc XX, formado por edificações térreas e sobrados com monumento alusivo aos imigrantes italianos, fundadores da cidade. A antiga Estação Ferroviária esta localizada no Bairro da Estação, foi edificada na primeira metade do séc XX. O local também abriga a sede da Progoethe (Associaççao de Vinicultores da Região) e a Central de Informações Turísticas. Um passeio de Maria-fumaça com saída de Tubarão ou Jaguaruna, movimenta o antigo terminal ferroviário algumas vezes no ano.

Praça Anita Garibaldi

A Praça Anita Garibaldi fica no coração da cidade e o seu entorno é repleto de história. Bem arborizada e bem cuidada, ainda possui um coreto em seu interior que nos remete ao passado. Em 1966 foi construído um monumento onde estão mencionados os nomes das famílias fundadoras do então núcleo de Urussanga. O Monumento ao Imigrante (Chafariz) sintetiza a epopéia da imigração, através do conjunto de formas em granito, representando a União da Itália com o Brasil, separados pelo oceano, simbolizado no monumento pela piscina.

Praça Longarone

A praça foi fundada em 1992 com o objetivo de tornar histórico o acordo de “Gemellaggio” (cidades irmãs), entre Longarone (Itália) e Urussanga. Nela, encontra-se uma pedra em formato piramidal e sobre ela o símbolo de Longarone que sustenta o brasão de Urussanga.

Praça Evilásio Magagnin Concer

A Praça Evilásio Magagnin Concer fica localizada no bairro Estação, junto à Antiga Estação Ferroviária. O local é bastante frequentado por crianças já que o local oferece uma boa variedade de brinquedos, enquanto as mães descansam.

Parque Ado Cassetari Vieira

O Parque Municipal Ado Cassetari Vieira é um complexo onde são realizadas a Festa do Vinho e Ritorno Alle Origini. Possui uma área central verde com 8 hectares, abriga o Museu da Imigração, Biblioteca Pública, Anfiteatro, Escola de Línguas, sede das associações Ítalo-Brasileiras, Praça D'Itália, Pista de Skate e o Restaurante San Gennaro.

Hotel e Pub Urussanga

O Hotel disponibiliza acomodações apenas para adultos, com um restaurante, um bar e um salão partilhado. Possui recepção 24 horas, serviço de quartos e serviço de câmbios para os hóspedes. O Pub serve diversos tipos de cervejas artesanais com música ambiente e atendimento excelente.