O primeiro morador de Morro dos Bugres tinha o sobrenome Buchermann de onde originou-se o nome da localidade. Dedicavam-se ao cultivo da terra, desbravando as matas abrindo suas roçadas, onde plantavam: cevada, trigo, centeio, fumo, milho, feijão. Estes primeiros colonos passavam por muitas dificuldades pois o terreno era montanhoso, tiveram que lutar contra animais ferozes e os índios que habitavam a região. Por volta de 1844 chegaram os primeiros colonos a linha Herval onde hoje situa-se a sede do município, que apresentava um solo mais propício para o cultivo. Daí originou-se o novo Município de Santa Maria do Herval. Primeiramente Santa Maria do Herval pertencia a São Leopoldo, depois passou a distrito de Dois Irmãos. O nome Santa Maria do Herval é uma homenagem a Santa Maria, padroeira da 1ª igreja construída na localidade, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Também compõe a sua denominação a palavra "Herval" que ressalta uma característica da região, que é a abundância de ervais.
A impressão que dá quando chegamos à Santa Maria do Herval é que o tempo passa mais devagar, as pessoas ainda se cumprimentam nas ruas, tomam chimarrão na calçada e é comum se ouvir diálogos em alemão no dialeto Hunsrik. No centro da cidade ainda é possível ver algumas casas em estilo enxaimel e na área rural é bem comum encontrarmos antigos galpões de madeira.
Por ser de imigrantes alemães, Santa Maria do Herval possui uma arquitetura com algumas características européias. Algumas casas em estilo enxaimel ainda estão preservadas, a engenharia dessas casas permitiam que fossem desmontadas e deslocadas para outro local. Outras casas são de estilo colonial também se mantém conservadas. Na cidade é possível ver também algumas casas construídas recentemente, que utilizaram o estilo enxaimel, para dar um charme na arqutetura. Na área rural é comum ver galpões de madeira construídos há décadas, ainda em bom estado conservação, outros nem tanto.
Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora: Fica localizada no coração da cidade, em estilo gótico, foi construída em 1910. Junto à igreja tem o Relógio do Corpo Humano, montado em forma de jardim circular, com plantas medicinais, com o objetivo de resgatar o conhecimento popular sobre as plantas medicinais.
Igreja Católica Padre Eterno Baixo: Encontra-se na área rural da cidade, na estrada com o mesmo nome.
Igreja de Confissão Luterana: Prédio histórico em estilo enxaimel, da localidade de Padre Eterno Baixo em estilo enxaimel, construída em 1930, distante 8km do centro da cidade.
Igreja Evangélica IECLB: Situada na localidade de Boa Vista do Herval, em estilo gótico, construída em 1924.
O Calçadão localizado na Rua 25 de Julho, na entrada da cidade, às margens do Rio Cadeia em Santa Maria do Herval, é muito frequentado por visitantes e pelos seus moradores, principalmente pelos jovens. O local é repleto de árvores, flores e hortências; ideal para tomar um chimarrão, encontrar os amigos, conversar e curtir música. O Calçadão possui vários bancos, mesas e lixeiras, ao lado dele tem uma pequena ilha que é um ótimo lugar para se fazer um piquenique as margens do rio e cercado pela natureza. Recentemente foi inaugurado no calçadão um monumento homenageando os primeiros habitantes da cidade. Nele há duas placas, uma em português e outra em Hunsrik, dialeto alemão proveniente da região de Hunsruck, na Alemanha, falado pela maioria da população do município, sendo inclusive, ensinado nas escolas.
A Cascata do Herval, ou Cascata da Usina como é popularmente conhecida, tem 125 metros de queda livre, é a maior do estado e está localizada a uns 2 km do centro da cidade. Seu acesso é bem íngreme e escorregadio e é feito pela Usina Hidrelétrica do Herval, construída em 1941 e atualmente operada pela CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica).
Local próximo ao centro da cidade, com uma bela cachoeira e diversas cavernas que foram habitadas pelos índios Caingangues no passado. O local preserva o nome dos primeiros moradores da região, que tinham o sobrenome Buchermann, popularizado para "Bugre".
A obra homenageia a família Dapper, que doou as terras para a construção da ponte, que antes de uma enxurrada era um pontilhão de madeira. A passarela auxilia a travessia das pessoas da localidade de Padre Eterno Baixo e a Estrada Geral.
Os moradores de Santa Maria do Herval não precisam se deslocar para o litoral no verão. Por aqui existem diversos balneários que além de oferecer banhos no Rio Cadeia, oferecem também, infra-estrutura com churrasqueiras, cancha de bolão, campo de futebol, piscinas e pesque-pague. Os locais são adequados para passar o dia em família. Os principais balneários são: Balneário Amizade (51) 3567-2308, Balneário do Jacaré (51) 3567-1135 e Balneário Kunzler (51) 3567-2038.