A história de Presidente Lucena começa por volta de 1750, quando então a estrada Presidente Lucena começa a ser aberta pelos tropeiros, que tocavam o gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. Em 1824 chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes da região do Hunsruck, na Real Feitoria do Linho Cânhamo, hoje São Leopoldo. A partir de 1826, após a chegada de mais mil imigrantes, se expandiram para a região ao norte de São Leopoldo, incluindo toda a atual área de Presidente Lucena que está distante aproximidamente 100 km de Porto Alegre.
Como qualquer cidade de origem germânica no interior do Rio Grande do Sul, Presidente Lucena se destaca pelas construções em estilo enxaimel e pela extrema limpeza e conservação de ruas, das casas e do patrimônio público. Apesar de fazer parte da Rota Romântica, é pouco conhecida pelos turistas, talvez devido ao fato de que a cidade não fica às margens na BR-116, que é um dos caminhos que leva a região de Gramado e Canela. A cada dois anos é realizada a Schmierfest, a mais tradicional festa da cidade conhecida em toda região. O Schmier é o principal produto da cidade, ele retirado da cana-de-açúcar daí vem o nome da festa Schmierfest. Duas igrejas podem ser vistas ao longo da avenida principal que leva o mesmo nome da cidade: a igreja Luterana IECLB e a igreja católica Três Mártires Riograndenses que homenageia os três mártires do Rio Grande do Sul, canonizados em 1988: São Roque Gonzales de Santa Cruz, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho.
Presidente Lucena ainda preserva algumas unidades de casas históricas e dentre elas, as simpáticas em estilo enxaimel que eram casas projetadas para serem desmontadas e remontadas em outros locais.
O espaço reservado à prefeitura e à câmara de vereadores é digno de visitação, construções cheias de charme e bem cuidadas, combinam com a arquitetura da cidade.
A praça fica localizada junto ao Centro Administrativo da cidade, em harmonia com a paisagem rural e o silêncio. Uma ótima opção para um lazer em família, saborear um chimarrão no final da tarde ou aproveitar os benefícios da Academia da Saúde, há poucos metros da praça.
Parada obrigatória para o almoço em um casarão estilo enxaimel. Dheinhaus é um restaurante com a tradicional comida caseira alemã, que tem uma grande área com árvores, lago e animais. Anexo ao restaurante tem a loja colonial, onde podemos adquirir produtos coloniais ou tomar um cafezinho. No pátio encontramos várias atrações para a criançada, inclusive passeio de pônei. Aos domingos o almoço é acompanhado por música ao vivo, a Bandinha do Vovô reproduz a típica música alemã.