Linha Nova é uma pequena cidade com apenas 1.624 habitantes (IBGE 2010), distante 80 Km de Porto Alegre, e é conhecida como Berço da Cervejaria no Rio Grande do Sul. A história da cidade inicia em 1824 com a chegada dos primeiros imigrantes alemães provenientes da região serrana do Hunsrück, na Renânia. Pertenceu a São Sebastião do Caí até 1959, quando passou a fazer parte da cidade de Feliz. Emancipou-se no dia 20 de março de 1992. A economia de Linha Nova é baseada no setor primário, sendo cerca de 70% do PIB diretamente ligado as atividades como agricultura, pecuária e silvicultura. Os 30% restantes são divididos entre indústria, comércio e serviços.
Linha Nova é uma das menores e mais pacatas cidades do Rio Grande do Sul, tendo o menor ídice de criminalidade do estado. O município preserva a cultura alemã e também possui vários atrativos como: bolão, canastra, tiro ao alvo, dança folclórica, futebol, trilhas de jipe, entre outros. Entre os principais eventos está a Heimatfest, que ocorre em novembro a cada dois anos. Atualmente Linha Nova é o maior fornecedor de couve-flor na Ceasa de Porto Alegre. Alguns dos pontos turísticos da cidade são: as casas preservadas em estilos enxaimel, a igreja da IECLB, o Parque Municipal, a Praça das Águas, o Morro do Mirante e as cascatas, que ficam em meio a trilhas e mata nativa. Visitar Linha Nova é uma grande pedida para aproveitar o turismo ecológico que a cidade oferece e ainda conhecer um pouco mais sobre a cultura alemã. Na época que visitamos Linha Nova, fomos recepcionados pelo vice-prefeito, o sr. Henrique Petry, que nos forneceu muitas informações importantes sobre a história do município.
O Parque Municipal está localizado no coração da cidade, é um local aconchegante e ponto de encontro para convívio familiar. No núcleo histórico do Parque Municipal encontram-se antigos casarios de arquitetura germânica, a Casa do Artesão e a cervejaria fundada por Georg Heinrich Ritter. Ali também acontece toda sexta-feira, a Tenda do Agricultor.
Georg Heinrich Ritter tornou-se o patriarca de uma família que se destacaria na produção de cerveja no final do século XIX e que após algum tempo, abriu a primeira casa de comércio na cidade, que na época era uma colônia pertencente a São Leopoldo. Atendia às necessidades da população local, comprando os produtos rurais dos colonos e vendendo mercadorias de primeira necessidade. A casa que construiu em 1864 foi uma das primeiras da localidade. Nela hospedou-se o primeiro pastor da IEC Luterana de Linha Nova, Heinrich Wilhelm Hunsche, enquanto não existia casa paroquial na localidade. No porão dessa antiga residência teve início, em 1868, a primeira fábrica de cerveja do Rio Grande do Sul. A casa e a cervejaria se encontram junto ao Parque Municipal, fazendo parte do acervo histórico da cidade.
Os dois lagos existentes deram o nome à praça que fica localizada ao longo da Rua Henrique Spier. É impossível não se encantar com os belos canteiros de flores, as frondosas árvores e os pássaros que visitam o local, inclusive o quero-quero, ave símbolo do Rio Grande do Sul.
Na estrada Capela do Rosário, que liga Linha Nova à Presidente Lucena, encontramos dois mirantes; um com vista para o sul e o outro com vista para o leste. No Mirante sul avistamos bem próximo a cidade vizinha, Presidente Lucena e mais ao longe, entre os vales, outras cidades da região metropolitana. O mirante leste foi estruturado com um lindo gramado e um acostamento bem amplo para poder estacionar o carro com segurança. Vale a pena dar uma parada para admirar e tirar uma selfie da bela vista verde; onde os morros se mesclam com as imensas áreas agrícolas da região.