Caxias do Sul está situada a uma altitude de 817 metros, considerada a cidade mais importante da Serra Gaúcha e segunda mais populosa do RS, com mais de 500 mil habitantes. Caxias já foi conhecida como Campo dos Bugres até 1877, Colônia de Caxias entre 1877 e 1884, em homenagem ao Duque de Caxias e Santa Teresa de Caxias até 1890. Inicialmente a área era habitada por índios caigangues até a chegada dos primeiros imigrantes italianos vindos da região de Vêneto, no nordeste da Itália. A cidade se destaca pela produção de uva e vinho.
Caxias do Sul é considerada a cidade mais limpa do Rio Grande do Sul e a quinta no Brasil conforme o ISLU (Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana). Em cidades com mais de 250 mil habitantes, a avaliação é feita a partir de diversos fatores, como gestão de recursos, engajamento do município, impacto no meio ambiente e sustentabilidade financeira; muito merecido esse crédito. Caxias está sempre em desenvolvimento, é uma cidade moderna mas preocupada também na conservação do seu patrimônio histórico. Diversos museus são sustentados pelo município e com acessibilidade à todos. Cidade que preserva o passado, garante um futuro mais consciente ao seu cidadão.
Infelizmente entre as décadas de 1940 e 1960, a cidade se empenhou na chamada "Modernização de Caxias". Nesse período, diversos prédios foram demolidos, dando lugar à construções mais arrojadas. Prédios imponentes do início do século XX, como o do Banco Nacional do Comércio, do Banco Pelotense, do Banco da Província do Rio Grande do Sul e da Mansão Raabe foram extintos, sobrando apenas algumas fotos para lembrança. Felizmente, a consciência pela preservação histórica freiou esse movimento e hoje existem até passeios guiados pela centro histórico, onde a história e o progresso conversam em harmonia.
- Igreja Santa Teresa D'Ávila: A igreja inicial de madeira foi destruída por um incêndio em 1886. Após o incidente foi levantado no local uma obra de alvenaria concluída em 1899.
- Igreja São Pelegrino: Sua história está vinculada aos primórdios da imigração italiana e à fundação da cidade, o edifício tem várias obras de arte em seu interior, com destaque para os painéis de Aldo Locatelli. Iniciou com um capitel em uma propriedade particular em 1879, mais tarde passou a ser uma capela, em 1942 foi concluída a obra da igreja atual.
- Igreja Nossa Senhora de Lourdes: A igreja tem um estilo modernista com fortes traços românicos. Foi a segunda a ser criada em Caxias do Sul, com obra iniciada antes de 1942.