Cambará do Sul é conhecida como a cidade dos cânions, em função de sua proximidade à região dos Aparados da Serra. Situa-se numa região dominada pelos campos ondulados do planalto da Serra Geral - Campos de Cima da Serra. Nos limites do município com o Estado de Santa Catarina localizam-se os paredões dos principais cânions desta região. A altitude média na área urbana do município é de 980 metros, considerada uma das cidades de maior altitude no Brasil. No inverno, nos meses de junho a agosto, a temperatura pode cair a 8ºC negativos, com freqüente ocorrência de nevascas. O turismo em Cambará do Sul vem adquirindo crescente desenvolvimento, especialmente em função dos cânions da região: Itaimbézinho, Malacara e Fortaleza, entre os mais conhecidos, e também por ser um dos poucos locais do Brasil onde neva durante os meses de inverno. A origem do nome da cidade é tupi-guarani, e significa "folha de casca rugosa", consiste no nome de uma árvore típica da região. É possível encontrar uma árvore destas na praça central da cidade, é popularmente conhecida pelos seus poderes medicinais. A cidade foi cenário de produções artísticas como as novelas da Rede Globo Esplendor e Chocolate com Pimenta, a minissérie A Casa das Sete Mulheres e o filme Anahy de las Misiones.
A parte urbana é minúscula e ainda mantém muitas tradições gaúchas. Ao caminhar pela cidade nos deparamos com belas casas de madeira (chalés), a hospitalidade do povo serrano, as aconchegantes pousadas e uma gastronomia típica e variada.
Casa construída em 1935, situada junto à praça central, teve a família Vóges como primeiros moradores. Após servir de residência, já foi escola, pensão/hotel, clube, bar, prefeitura e câmara de vereadores. Em dezembro de 1998, o prédio foi revitalizado e transformado em Centro Cultural. Atualmente funcionam no local o Museu Irmã Tarcila Afonso, a Biblioteca Pública e a Secretaria Municipal de Turismo.
Local de parada obrigatória para quem visita Cambará do Sul é a Pizza Retrô. O ambiente foi todo decorado baseado na era "bolachão". Os discos de vinil além de serem executados em uma antiga vitrola, à gosto do cliente, também ornamentam as paredes e funcionam como cardápio, isso mesmo, o menu está escrito sobre um LP. Ambiente muito aconchegante e acolhedor, no invervo tem até lareira para aquecer as baixas temperaturas do local. Enquanto a saborosa pizza é preparada, é possível passar o tempo com um livro, que também é disponibilizado ao cliente.
Construído todo em madeira em estilo rústico, o Restaurante Galpão Costaneira oferece muito além da comida campeira. O ambiente é aconchegante e acolhedor, envolvido ao som da música típica gaúcha.
O Cânion do Itaimbezinho está localizado entre as cidades de Cambará do Sul e Praia Grande, sendo considerado como o mais famoso dos cânions que compõem os Aparados da Serra. Estende-se por cerca de 5.800 metros com uma largura máxima de 2.000 metros, onde as paredes rochosas erguem-se a uma altura máxima de 720 metros, cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos sobre o Planalto dos Campos da Serra Geral. Para quem nunca esteve à beira de um cânion, a sensação é realmente indescritível. O nome do cânion tem sua origem no Tupi-Guarani, onde Ita significa pedra e Aí'be significa afiada.
O cânion situa-se a cerca de 23 km do centro da cidade, pela rodovia CS-08 (estrada de terra), apresentando uma altitude máxima de 1.157 metros. A Trilha do Mirante (com aproximadamente 1700 metros) permite o acesso ao topo do Morro Fortaleza, de onde se pode ter uma visão panorâmica espetacular. Nesse topo é possível visualizar todo o litoral da região limítrofe entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina (em dias de céu claro). Outra trilha com cerca de 1,5 km permite o acesso até a Pedra do Segredo e a Cascata do Tigre Preto, que com suas três quedas atinge mais de 400 metros de altura.