Baía Formosa é uma cidade situada no litoral sul do Rio Grande do Norte na divisa com a Paraíba a 90 Km da capital Natal. O município foi emancipado de Canguaretama na década de 1950. O nome do município se deve ao fato de de estar localizado em uma bela enseada que forma a única baía do estado. Seu nome original, dado pelos índios, era "Aretipicaba" (bebedouro dos papagaios). Seu povoamento teve início justamente pela baía, onde foi construído um pequeno porto de pesca. Em meados do século XVIII, a área já era utilizada, por grandes fazendeiros, para recreação. Em 1877, a mando do latifundiário e dono do Engenho Estrela, João Albuquerque Maranhão, ocorreu a "matança de agosto". Dizendo-se dono da área, ele foi ao vilarejo e, juntamente com um grupo armado, tentou expulsar os moradores de lá. A resistência foi organizada pelo pescador Francisco Magalhães que, com mais quatorze homens armados, conseguiu rechaçar os invasores. Em novembro de 1892, o núcleo de pescadores tornou-se vila do município de Canguaretama e, nessa época, foi construída a capela de Nossa Senhora da Conceição.
O principal atrativo são as belezas naturais, é possível encontrar cerca de 26 km de praias semi-desertas envolvidas por 2.365 hectares de mata atlântica e exuberante manguezal. A Mata da Estrela, reserva de mata atlântica nativa a beira-mar, com lagoas, trilhas, fauna e flora exuberantes são atrativos que não podem deixar de ser visitados. A Lagoa Araraquara é também chamada de Lagoa da Coca-Cola graças as suas águas de cor escura, fruto da pigmentação das raízes das árvores e a composição química do solo rico em iodo e ferro que os nativos acreditam ter poderes medicinais e rejuvenescedores. Em Baía Formosa foram gravadas algumas cenas da novela "Flor do Caribe" da rede Globo.
A Baía dos Golfinhos é o cartão postal de Baía Formosa, fica bem na entrada da cidade. A Praia do Porto é uma praia de embarcações, mas também é utilizada pelos moradores para banho, mas a preferida é mesmo a da Cacimba que oferece infra-estrutura para os banhistas. Nesse contexto que foram gravadas cenas da novela "Flor do Caribe".
Uma ótima opção para conhecer os 26 Km de orla de Baía Formosa é contratar um passeio de buggy. Essa é a sequência das praias vindo de Baía Formosa: Mirante, Cacimba, Pontal, Farol, Bacupari e Sagi. As três últimas já fazem parte da região de Sagi, uma vila de pescadores, que já faz divisa com a Paraíba. Nesse trajeto também fica a Lagoa Coca-cola em uma propriedade privada que vale a pena visitar. Outra parada obrigatória é no Museu Marítimo que nos dá uma lição de ecologia.
Com uma área de 16,8 hectares atraindo cerca de mil pessoas por mês na alta estação, a Lagoa Araraquara localiza-se no interior de uma reserva particular do Patrimônio Natural da Mata Estrela. Por ser o maior remanescente de Mata Atlântica sobre dunas do País, a reserva da Mata da Estrela abriga um manancial hídrico. Ao todo, são 19 lagoas pluviais que se formam no interior da mata. A principal delas é a Lagoa Araraquara, também conhecida por Lagoa Coca-Cola, por ter suas águas de cor escura-avermelhada com propriedades medicinais. Acredita-se que a lagoa possua efeitos medicinais (princípios cicatrizantes) e rejuvenescedores, devido às suas águas térmicas, ricas em ferro e iodo. A cor escura é decorrente das raízes das plantas nativas da Mata Estrela, que se acumulam no fundo do lago.
Para quem gosta de museus uma ótima pedida é Museu Marítimo, mas nada de pensar que a estrutura é maravilhosa porque é a beira mar e bem simples. Tudo feito pelos moradores locais voluntários que coletam diversos animais mortos ou suas ossadas e no local fazem cemitérios de animais, cascas de tartarugas, ossos de tubarão entre outros. A visitação é gratuita e a angariação de verbas se dá pela venda de camisetas no local. Vale a pena contribuir pela causa.
Sagi é uma vila de pescadores escondida do mundo que ainda guarda a simplicidade de uma cidade pequena do interior. É possível chegar em Sagi pela praia vindo de Baía Formosa. O trajeto é todo pela areia e em alguns trechos é possível passar por uma estreita estrada de terra logo acima da areia da praia. Dependendo do horário se encontram muitos bugueiros fazendo o passeio.
O rio Guaju faz divisa comm os estados do Rio Grande do Norte com a Paraíba. É nessa divisa que fica o Manguezal do Rio Guaju, uma ótima oportunidade de fazer um passeio guiado de canoa e conhecer o habitat dos caranguejos ou tomar um banho de lama rejuvenecedora. Para quem gosta de radicalizar, tem também a opção da tirolesa.