PB - Cabaceiras

Cabaceiras

Cabaceiras está localizada na região do Cariri Oriental a cerca de 300 metros acima do nível do mar, a 180 km de João Pessoa, na área mais baixa do Planalto da Borborema, na região dos "Cariris Velhos". Cabaceiras é uma das cidades onde menos chove no país e a certeza de dias de céu azul atraiu o interesse dos produtores de cinema e TV. Mais de 30 filmes, documentários, minisséries e novelas foram gravados na região. A cidade passou a ser chamada de "Roliúde Nordestina". Entre os filmes gravados, o mais conhecido é o longa-metragem "O Auto da Compadecida", de Guel Arraes. A cidade abriga, também, um Memorial Cinematográfico. Uma das regiões mais visitadas de Cabaceiras é o Lajedo de Pai Mateus, uma formação rochosa que fica a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade.

Hotel Fazenda Pai Mateus

O Hotel Fazenda Pai Mateus tem localização privilegiada e exclusiva no Cariri Paraibano, onde predomina a exótica paisagem da caatinga nordestina com seus jardins de cactus, bromélias e a beleza cênica impar de variadas formações rochosas. O charme de seus ambientes românticos com confortáveis acomodações, a culinária regional que combina tradição, bom gosto, alta qualidade e a tradicional hospitalidade paraibana aliada à experiência qualifica o hotel como uma opção ideal para quem viajar a lazer. A gastronomia é um dos pontos altos da estadia, pois são usados ingredientes regionais em sua receitas especiais oferecendo pratos como o Bode no Buraco, considerado uma referência.

Lajedo do Pai Mateus

O Lajedo de Pai Mateus é uma formação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, na Paraíba. É composto com grandes pedras arredondadas que chegam a pesar até 45 toneladas, que destacam-se sobre o chão de pedras e a vegetação escassa da região do Cariri Paraibano. Segundo estudos a formação rochosa peculiar é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura. Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos. Conta a lenda que um ermitão curandeiro viveu naquela região por volta do século 18, o qual habitava neste lajedo e muitas pessoas procuravam-no para consultar-se. Pai Mateus não cobrava dinheiro em troca de suas curas, apenas comida. Por causa deste ermitão é que o lajedo de Pai Mateus tem este nome. O lajedo fica a cerca de 30 km da cidade de Cabaceiras, seu acesso é por estrada de terra, e está situado dentro de uma propriedade particular, o Hotel Fazenda Lajedo Pai Mateus.