Distante 720 km de Salvador ao sul do estado da Bahia, na Costa do Descobrimento, está localizado Porto Seguro, local de chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. O vilarejo que deu origem ao município de Porto Seguro foi fundado em 1535 e está tombado em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios com mais de dois andares. Cortado pelo Rio Buranhém, que dá acesso por balsa ao distrito de Arraial D'Ajuda. Sua população, conforme IBGE de 2018, era de aproximadamente 150.000 habitantes.
Porto Seguro é um dos principais destinos do sul da Bahia, de grande importância histórica, afinal, foi aqui que o Brasil começou há mais de 500 anos. Localizado na Costa do Descobrimento, possui além das inúmeras atrações históricas e culturais, muitas belezas naturais e eventos para quem curte a vida noturna. O dinamismo da cidade impressiona, à noite tem o agito dos inúmeros bares e restaurantes na iluminada e colorida Passarela do Descobrimento (ou Passarela do Álcool), na manhã seguinte a cidade está impecável, limpinha para recepcionar os turistas.
A Praça da Bandeira fica situada junto à Passarela do Descobrimento e próxima às vias que dão acesso à balsa. É uma praça tipicamente baiana, local de descanso com vista para para o mar e a foz do rio Buranhém. No entorno da praça também estão concentradas inúmeras pousadas.
Tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, a Cidade Alta (ou Centro Histórico do Descobrimento) possui uma excelente infra-estrutura, história, cultura, arte e cor; parada obrigatória para quem visita Porto Seguro. O acesso é gratuito e pode ser visitado à pé, guias também estão disponíveis para quem quiser saber mais detalhes e se aprofundar na história do descobrimento do Brasil. Por se tratar de um local alto, a vista é privilegiada de frente para o mar. No local existem diversas casas da época, um belo farol, a Casa de Câmara e Cadeia de 1772 que abriga o pequeno Museu de Porto Seguro, o Marco do Descobrimento de 1503, as ruínas da primeira Escola dos Jesuítas e 3 igrejas: Nossa Senhora da Misericórdia de 1526 (Museu de Artes Sacras), Nossa Senhora da Pena de 1535 e São Benedito de 1551, umas das primeiras igrejas do Brasil.
O Memorial da Epopéia do Descobrimento é um local que conta a história da chegada dos colonizadores portugueses à região. A entrada é mediante uma taxa e o passeio é guiado. Pelo trajeto encontramos um Jardim Botânico com ávores nativas e suas propriedades; um museu com algumas réplicas de objetos antigos, reproduções de documentos da época das grandes navegações e algumas pinturas em azulejos; uma oca tupi-guarani com diversos objetos indígenas; a réplica da nau Capitania de Cabral comandada por Pedro Álvares Cabral em sua viagem até o Brasil. Dentro da caravela dá pra se observar canhões, sacos de areia, diversos equipamentos de navegação e as precárias condições de viagens dos tripulantes em contraste com os aposentos confortáveis de Cabral. Para maiores informações acesse o site do memorial: memorialdodescobrimento.com.br.