RS - São José dos Ausentes / Aparados da Serra

Aparados da Serra

São José dos Ausentes, distante 181 Km da capital do estado Porto Alegre, é um dos municípios mais frios do país. Foi distrito criado com a denominação de Ausentes subordinado ao município de Aparados da Serra, atual Bom Jesus, e elevado à categoria de município em 20 de Março de 1992. Possui pouco mais de 3.000 habitantes (conforme IBGE de 2007). O nome Ausentes fica explicado pelo fato de os primeiros donos não assumirem a Fazenda que, por duas vezes, foi leiloada, devido à ausência dos seus proprietários ou à inexistência de sucessores. O desbravamento da fazenda teve seu início no ano de 1729, quando Souza e Faria abriu o Caminho dos Conventos. A Fazenda dos Ausentes foi o maior latifúndio do Estado, abrangendo uma área de mais de mil quilômetros quadrados.

Circulando por São José dos Ausentes

A cidade é conhecida por seu inverno rigoroso, com temperaturas abaixo de zero, um tanto fora dos padrões brasileiros. O município tem geada constante e neve quase todos os anos, normalmente muito fraca e em poucos dias da estação. O povo é bastante hospitaleiro, por aqui é comum ver pessoas andando à cavalo, tomando chimarrão e comendo pinhão preparado em fogão à lenha. São as tradições gaúchas perpetuadas nessa região.

Pico e Canion do Monte Negro

O Pico do Monte Negro é o ponto mais alto do Estado do Rio Grande do Sul, com 1403m de altitude em relação ao nível do mar. Fica a 43 km do centro da cidade, com acesso pela estrada municipal Silveira, é possível chegar de carro bem perto do Pico o que facilita a caminhada, o lugar é deslumbrante, é possível caminhar pela borda dos paredões onde a vista é maravilhosa.

Mirante da Serra da Rocinha

Localizado no antigo caminho dos tropeiros povoadores dos Campos de Cima da Serra, onde você consegue contemplar a beleza da Serra Geral, com seus canions e montanhas. Do alto, também é possível avistar a cidade vizinha Timbé do Sul, já no estado de Santa Catarina.

Pousadas

São José dos Ausentes possui inúmeras pousadas que oferecem o conforto de um hotel aliado às belezas e a calmaria da natureza local. As pousadas oferecem, além dos serviços tradicionais, opções de trilhas pelo campo e até banho em cachoeira. Alguns pratos são preparados em fogão a lenha, típico dessa região.