RS - Morro Reuter

Morro Reuter

A 60 km de Porto Alegre, a bucólica cidade de Morro Reuter se estende pela rodovia BR-116, através dos túneis verdes dos plátanos. A natureza se encarrega de montar as mais belas e variadas paisagens. Assim é Morro Reuter: uma cidade especial, para conhecer e se apaixonar. Por suas vias e praças, a Lavanda, flor símbolo do município, e as plataneiras, símbolos de romantismo e inspiração, tornam a paisagem exuberante e deixam ainda mais clara as veias da colonização. Possui também um vasto roteiro gastronônico, pra todos os gostos. A população da cidade fica em torno de 5.500 habitantes e a longevidade média é entre 75 e 81 anos. A origem do nome é uma homenagem aos primeiros moradores do local, a família Reuter.

Acesso à cidade

Ao subir a serra, do lado direito, é obrigatória a parada no Belvedere, para um descanso e para fotografar a vista do vale. Logo acima do lado esquerdo, encontramos o pórtico que dá acesso ao centro da cidade, passando por uma rótula florida e encantadora. Defronte ao pórtico, do lado direito da rodovia, tem a praça do Monumento ao Livro.

Circulando por Morro Reuter

O tempo parece passar mais devagar quando passeamos por Morro Reuter, por todo lado vemos o cuidado dos habitantes com suas casas e seus jardins e canteiros. Assim como outras cidades da Rota Romântica, Morro Reuter também preserva sua história mantendo conservadas muitas casas históricas, seja em estilo germânico enxaimel, colonial ou rústico.

Praça Municipal

A poucos metros distante do pórtico dá pra avistar a Praça Municipal, um belo e calmo local de encontro. Por ali pode-se ver famílias reunidas tomando chimarrão, jovens estacionados com os carros impecáveis, crianças brincando no parquinho e a vista da bela igreja contrastando ao fundo.

Igrejas

Bela e majestosa, localizada no centro da cidade ao lado da Praça Municipal, a Igreja Imaculada Conceição foi inaugurada no ano de 1964. A Igreja de São José do Herval, localizada a 10 km da sede do município, foi construída com pedras basálticas, tem o estilo arquitetônico dos primeiros imigrantes alemães que povoaram estas terras. Inaugurada em 18 de Março de 1923, suas aberturas são complementadas com vitrais coloridos em que a luz solar destaca imagens de santos. Conhecida também como Igreja de Pedra, tem o altar e o púlpito esculpidos em madeira nobre.

Mirante Felsckopf

No topo do Felskopf, cujo ápice está a 700m acima do nível do mar, a vista panorâmica é de varias cidades, inclusive da capital. À noite, este morro oferece um espetáculo fora do comum, um verdadeiro e impressionante mar de luzes.

Parque de Mosaico / Caminho da Serpente

E se o mundo fosse feito de mosaicos? O Parque de Mosaico, ou Caminho da Serpente Encantada ou, como é mais conhecido, “Caminho das Serpentes” é uma galeria de arte a céu aberto. A artista plástica Cláudia Sperb expõe seus mosaicos, brincando com o fantástico e o maravilhoso, formando um mundo lúdico. Obras de outros artistas também estão expostos no local. Vale muito a pena a visita! O local também oferece serviços de hospegagem para quem deseja passar os dias em contato com a natureza ou somente pernoitar. Saiba mais em: www.claudiasperb.com.br.

Gastronomia

Morro Reuter é o berço do café colonial do Brasil. A cidade oferece uma grande opção de culinária aos visitantes, os tradicionais Self Service acompanhado de churrasco, restaurantes que oferecem comida alemã servida na mesa, fartos cafés coloniais entre outras opções.
Restaurante El Paradiso: É uma referência gastronômica, fica localizado na estrada que leva à Santa Maria do Herval, é um local para passar o dia com a família. O local oferece espaço para a criançada se divertir, com piscina, aviários e um gatil com espécies exóticas. A comida caseira é bem diversificada, para todos os gostos: brasileira, italiana e alemã. O restaurante fica em um local de vista privilegiada, um mirante foi montado com mesas para quem quer almoçar admirando, do alto, o extenso vale. Saiba mais em: www.restauranteelparadiso.com.br.
Café Colonial Walachay: Localizado no distrito de Walachay, com uma visão panorâmica do vale e em contato direto com a natureza, podemos apreciar o melhor da comida alemã. Preparados pelas proprietárias do estabelecimento, os quitutes utilizam muitos ingredientes da própria região. O local é climatizado tanto no verão, com o ar condicionado, como no inverno, onde as lareiras tornam o ambiente mais aconchegante. Saiba mais em: www.cafewalachay.com.br.