RS - Morro Reuter

Morro Reuter

A 60 km de Porto Alegre, a bucólica cidade de Morro Reuter se estende pela rodovia BR-116, através dos túneis verdes dos plátanos. A natureza se encarrega de montar as mais belas e variadas paisagens. Assim é Morro Reuter: uma cidade especial, para conhecer e se apaixonar. Por suas vias e praças, a Lavanda, flor símbolo do município, e as plataneiras, símbolos de romantismo e inspiração, tornam a paisagem exuberante e deixam ainda mais clara as veias da colonização. Possui também um vasto roteiro gastronônico, pra todos os gostos. A população da cidade fica em torno de 5.500 habitantes e a longevidade média é entre 75 e 81 anos. A origem do nome é uma homenagem aos primeiros moradores do local, a família Reuter.

Acesso à cidade

Ao subir a serra, do lado direito, é obrigatória a parada no Belvedere, para um descanso e para fotografar a vista do vale. Logo acima do lado esquerdo, encontramos o pórtico que dá acesso ao centro da cidade, passando por uma rótula florida e encantadora. Defronte ao pórtico, do lado direito da rodovia, tem a praça do Monumento ao Livro.

Praça Central

A poucos metros distante do pórtico dá pra avistar a praça central da cidade. É um belo e calmo local de encontro. Por ali pode-se ver famílias reunidas tomando chimarrão, jovens estacionados com os carros impecáveis, crianças brincando no parquinho e a vista da bela igreja contrastando ao fundo.

Igrejas

Bela e majestosa, a igreja católica foi inaugurada no ano de 1964, localiza-se no centro da cidade. A Igreja de São José do Herval, localizada a 10 km da sede do município, foi construída com pedras basálticas, tem o estilo arquitetônico dos primeiros imigrantes alemães que povoaram estas terras. Inaugurada em 18 de Março de 1923, suas aberturas são complementadas com vitrais coloridos em que a luz solar destaca imagens de santos. Conhecida também como Igreja de Pedra, tem o altar e o púlpito esculpidos em madeira nobre.

Mirante Felsckopf

No topo do Felskopf, cujo ápice está a 700m acima do nível do mar, a vista panorâmica é de varias cidades, inclusive da capital. À noite, este morro oferece um espetáculo fora do comum, um verdadeiro e impressionante mar de luzes.

Orgãos e espaços públicos

Casas Históricas

Assim como outras cidades da Rota Romântica, Morro Reuter também preserva sua história mantendo conservadas muitas casas históricas, algumas delas em estilo germânico enxaimel.

Gastronomia

No centro da cidade, próximo à Biblioteca Pública, tem o Bistrô Beneditto, um local muito aconchegante que chama atenção pelos móveis e a decoração, tudo trabalhado com material de demolição. Possui um cardápio completo e variado, onde não poderíamos deixar de tomar um delicioso café. Outra referência é o Restaurante El Paradiso, localizado na estrada que leva à Santa Maria do Herval, é um local para passar o dia com a família. O local oferece espaço para a criançada se divertir, com piscina, aviários e um gatil com espécies exóticas. A comida caseira é bem diversificada, para todos os gostos: brasileira, italiana e alemã. O restaurante fica em um local de vista privilegiada, um mirante foi montado com mesas para quem quer almoçar admirando, do alto, o extenso vale.