RS - Guaporé

Guaporé

Minha cidade natal, Guaporé foi colonizada predominantemente por imigrantes italianos, preserva até hoje suas tradições e está na lista dos 50 melhores municípios do Brasil. A cidade, é o polo gaúcho, e o segundo polo brasileiro, de jóias e lingerie, e todo ano realiza a "Mostra Guaporé", a fim de expor seus produtos. Guaporé, nome indígema que significa “Vale Deserto” está situado no Planalto da Serra Geral, com relevo acidentado, altitude máxima aproximada de 700 metros e 478 metros acima do nível do mar.

Circulando por Guaporé

Bela por natureza, Guaporé atrai muitos turistas todos os anos, seja para turismo de compras, para assistir provas no Autódromo ou apenas conhecer a pequena cidade de tradições italianas. No entorno da praça Vespasiano Correa tem a Prefeitura, a Casa da Cultura, a Casa do Artesão, o tradicional Clube União e a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída em estilo neogótico francês, com projeto do italiano Tiziano Bettanin, inaugurada em 1950, parcialmente destruída num incêndio em 1998 e reinaugurada em 1999.

Casas Históricas

Andando pelo centro de Guaporé, ainda é possível contemplar belas casas com arquitetura do século passado e belos exemplares de casarios históricos, muitos deles utilizados e conservados por estabelecimentos comerciais. Um deles, em especial, está instalado o Bistrô Primo Café, administrado pelo meu primo Alcione e sua esposa Raquel.

Praça Vespasiano Correa

A Praça Vespasiano Correa fica localizada bem no centro da cidade, é um local de encontro e lazer do guaporense e um belo cartão postal de Guaporé. A praça já foi palco dos eventos políticos, sociais, econômicos e religiosos da história da cidade, constituindo hoje patrimônio natural e paisagístico da comunidade.

Cristo Redentor

O Cristo Redentor está localizada a 741 m de altitude, no ponto mais alto do município. A estátua possui 13 m de altura sobre um pedestal de 7 m. Neste local é realizada anualmente, na Sexta-feira Santa, a Via Sacra do Morro. No mirante do Cristo a vista é privilegiada, pode-se ver a cidade e toda a extensão do vale.

Autódromo Internacional de Guaporé

O Autódromo Internacional de Guaporé é um autódromo localizado na cidade de Guaporé, no interior do estado do Rio Grande do Sul, sendo um dos mais antigos do estado. É palco de competições automobilísticas como a Fórmula Truck e várias etapas do Campeonato Serrano de Arrancada atraindo públicos de até 60 mil pessoas. A história do Autódromo de Guaporé começa com a vinda para o município do médico caxiense Nelson Luiz Barro cuja carreira fez com que este se mudasse para o município de Dois Lajeados e, em 1967, para Guaporé. Em seu tempo livre, Barro competia com um Simca Chambord, nº 34, que o fez Campeão Estadual.