RS - Campo Bom

Campo Bom

Campo Bom é uma pequena e bela cidade da região metropolitana de Porto Alegre, berço da colonização alemã, situada no Vale do Sinos a 50 Km da capital. Emancipada de São Leopoldo em 31 de janeiro de 1959, foi o primeiro município do Brasil a exportar calçado, e onde aconteceu a 1ª Feira Nacional de Calçados, que originou a FENAC. Também em Campo Bom foi construída a primeira Ciclovia da América Latina com 18 Km de extensão. A ciclovia também é muito usada por pedestres para corridas e caminhadas. A primeira Igreja de Culto Evangélico do Sul do Brasil e uma das primeiras do país, teve origem em Campo Bom. Por décadas a cidade ficou focada somente na fabricação do calçado, todos os negócios dependiam dessa atividade. Com a quebra das grandes fábricas de calçado e a evasão, Campo Bom teve que diversificar suas atividades, se transformando numa cidade turística, onde acontecem grandes shows de artistas famosos. Campo Bom também é conhecida como a cidade mais quente (literalmemte) do Rio Grande, no verão, as temperaturas beiram os 40 graus.

Memorial do pioneirismo

O Memorial do Pioneirismo foi inaugurado em 2004 e nele estão representados áreas em que a cidade de Campo Bom tornou-se pioneira:
- A primeira cidade do Brasil a possuir uma unidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, simbolizado na área por uma janela, que reproduz a janela original da igreja, e o símbolo da IECLB.
- A primeira cidade do Sul do Brasil a ter uma escola evangélica, representado no monumento por um livro.
- A primeira cidade brasileira a promover uma festa do calçado, que no memorial virou um sapato numa caixa de vidro.
- A primeira cidade do Brasil e exportar sapatos, representado por um sapato junto a um globo terrestre.
- A primeira ciclovia da América Latina, representado por uma bicicleta e diversos aros de pneus.

Orgãos e Espaços Públicos

Campo Bom possui O "Espaço Cidadão Cidadania Benno Felippe Froehlich" que agrega serviços de confecção de Carteira de Trabalho, Junta Militar, Sistema Nacional de Empregos (Sine), encaminhamento de seguro desemprego, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Posto de Confecção de Cédulas de Identidade.

Educação e cultura

Na área da educação e cultura, Campo Bom tem dedicado um cuidado especial. O Centro de Educação Integrada (CEI), é um espaço que conta com um Complexo Cultural, com teatro, cinema, biblioteca e espaço para exposições. Com 50 mil metros quadrados de área e com uma arquitetura moderna, esse espaço oferece para o público da cidade e da região, momentos de cultura, estudo e lazer. Um belo anfiteatro externo, construído sobre o auditório, conta com espaço para 1.200 pessoas sentadas, além de possibilitar uma bela vista de toda a redondeza no topo do prédio. A biblioteca Professor Antônio Nicolau Orth, que fica no no terceiro piso do Complexo, foi inaugurada em 2008, conta com uma estrutura arquitetônica contemporânea e totalmente informatizada, com um acervo de mais de 32 mil livros a disposição do público, além de 45 mil obras para consulta on-line, jornais, revistas, uma moderna estação de trabalho com computadores conectados a internet, sala de audiovisual e espaço para pesquisa. O acervo da antiga biblioteca Pública Dr. Liberato, que fica localizada na av. Adriano Dias, foi transferido para a nova biblioteca. Esse prédio já foi estação ferroviária, foi prédio da Prefeitura Municipal e está se transformando em Centro Municipal de Informação e Ludicidade Dr. Liberato, contando com um Telecentro Comunitário, Brinquedoteca, Sala de Leitura e Sala do Faz de Conta. Campo Bom conta com mais de 40 escolas municipais, com ensino de qualidade e prédios bonitos condizentes com a beleza da cidade.

Ciclovia, parques, praças e muito verde

Com mais de 18.000 metros de extensão, a ciclovia liga os principais estabelecimentos industriais e comerciais com as vilas populares de Campo Bom. É considerada a primeira ciclovia oficial da América do Sul. A idéia inicial foi oferecer maior segurança para o ciclista e melhorar o fluxo de veículos da cidade, principalmente nos horários de pique. Conforme mostram as fotos, a natureza faz parte do paisagismo, belas ávores e parques acompanham a ciclovia, tornando um passeio agradável para quem vai de bicicleta ou até mesmo a pé. A Estação Saúde, localizada junto ao Parque de Integração Arno Kunz, foi implantada com o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos com acompanhamento, no local, além de fazer exercícios físicos, os usuários podem verificar a pressão arterial, o índice de massa corporal – IMC e receber orientações nutricionais e dicas sobre alongamento e atividades aeróbicas.

Espaço Marilu Kehl e Centro Municipal de Informação e Ludicidade Dr. Liberato

Localizado junto ao Espaço Marilu Kehl, O Centro funciona num prédio histórico que já serviu de biblioteca, prefeitura e até mesmo como Estação Ferroviária em seu princípio. o Centro conta com:
- Telecentro Comunitário: com computadores conectados à internet banda larga, onde a comunidade pode realizar atividades de interação social, comunicação e capacitação.
- Brinquedoteca: um espaço com brinquedos, jogos e materiais para cálculo e alfabetização.
- Sala de Leitura: com disponibilidade de jornais e revistas para a população, que agora tem um espaço para ler. - Sala do Faz de Conta: voltada para o público infantil, que vem para trabalhar o desenvolvimento do imaginário e liberação de fantasias, estimulando o autoconhecimento, uso de raciocínio lógico e a capacidade de observar e explorar o ambiente onde vive, mediante experimento de diversos papéis, o que auxiliará no trabalho das emoções e medos.
- Memorial do Trem: contendo um acervo de fotos, documentos históricos, pedaços do trilho e do dormente de madeira, blocos de divulgação do horário que o trem passava. Muitos itens foram doados pelos moradores.

Largo Irmãos Vetter

Inaugurado em 2005, o Largo Irmãos Vetter, com 13 mil metros quadrados, é um espaço para se reunir, comprar artesanato e ver shows. A praça foi construída na área central da cidade, onde funcionava a primeira fábrica de calçados de Campo Bom, o Irmãos Vetter e CIA. O espaço, que é composto por um portal de entrada que conserva a fachada original da primeira indústria de calçados, Esse espaço possui o Mirante João Arlindo Hilgert, com quarenta metros de altura, onde as pessoas podem subir de elevador e ter uma bela vista cidade no seu topo. No centro da praça, um belo mosaico, com um chafariz, diverte principalmente a gurizada que gosta de se se refrescar nas águas que vertem do chão. Tem também um espaço especial para a criançada com diversos brinquedos, como escorregadores, gangorras e dinossauros de madeira. Enfeitando o largo, uma escultura de uma bicicleta enorme de metal representa a ciclovia e o meio de transporte mais utilizado na cidade. A escultura de um pé estilizado representa o calçado e o desenvolvimento econômico de Campo Bom. O local já é conhecido por abrigar uma série de grandes eventos culturais ao longo do ano. Eventos como a Feira do Livro, Natal da Integração, shows de bandas locais, e muito mais, transformam o Largo Irmãos Vetter em um ponto de encontro, diversão e cultura.

Igrejas

A primeira igreja de culto evangélico do Sul do Brasil, foi construída em Campo Bom no ano de 1828. Contam os historiadores que era uma construção estilo enxaimel, que também servia de escola para os filhos dos imigrantes. Esta primeira igreja está desativada e foi substituída em 1951 pela que se vê na segunda foto abaixo, onde são realizados os cultos evangélicos. Em julho de 1936, sete famílias fundaram a Comunidade Evangélica Luterana da Paz. De 1932 a 1936 os cultos eram celebrados nas casas dos fiéis, sem que houvesse uma comunidade constituída. Em 1930 foi lançada a pedra fundamental da Capela Santa Teresinha do Menino Jesus, sendo substituída pela Igreja Matriz Santa Teresinha no centro da cidade.