RS - Bom Jesus

Bom Jesus

Bom Jesus foi criado em 21 de maio de 1878 como nome de Capela do Senhor Bom Jesus do Bom Fim, teve toda extensão do município primitivamente habitada por indígenas. Todo o território pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha e depois a Vacaria, e era conhecido como o Terceiro Distrito da Costa, devido a proximidade com o mar. A distância que separava o distrito de Vacaria era grande e os meios de transportes tão precários que o povo começou a lutar pela criação de uma capela em local mais próximo e acessível. Em 16 de julho de 1913, o município emancipou-se, durante o governo de Antônio Augusto Borges de Medeiros. No ano de 1918, passou a categoria de Paróquia, pelo decreto de D. Miguel de Lima Valverde, bispo de Santa Maria. O interesse político por Bom Jesus deu-se devido ao fato de haver no município o maior posto de arrecadação de impostos e controle do Governo Imperial, na província de São Pedro do Rio Grande, localizado no rio Pelotas, no chamado Passo de Santa Vitória. Passou a categoria de cidade em 1940. Pelos campos de Bom Jesus passaram grandes mártires em operação de guerra, como os farroupilhas: Anita Garibaldi, Bento Gonçalves, David Canabarro, entre outros. Bom Jesus está a uma altitude média de 1046 metros, possui uma área de 2633,8 km2 e sua população estimada em 2007 era de 11843 habitantes e distante 240 km da capital Porto Alegre.

Circulando por Bom Jesus

Bom Jesus é uma das cidades mais frias do Brasil, no auge no inverno chega a nevar. A região é ótima para visitar cachoeiras com dezenas de quedas d’água, andar a cavalo, conhecer trechos de mata nativa da araucária e pássaros como a gralha azul. O povo é hospitaleiro, religioso, gosta de um bom churrasco e de chimarrão, preservando hábitos e costumes típicos dos habitantes dos locais de baixas temperaturas da região Sul do Brasil. Como segundo maior produtor de maçãs do estado, oferece um espetáculo que encanta o visitante, tanto na floração como na colheita e em algumas localidades é possível colher na hora as maçãs que deseja comprar. Os Principais Pontos Turísticos: Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, junto à Praça Rio Branco. O Museu Municipal de Bom Jesus, localizado junto à Casa do Artesão, que retrata o cotidiano da vida dos moradores dos Campos de Cima da Serra. Diversas propriedades do município ofertam passeios a cavalo. A prática da pesca esportiva em Bom Jesus pode ser realizada em açudes particulares que oferecem a pesca de Truta, espécie exótica na região serrana.

Bom Jesus Rural

A área rural de Bom Jesus é privilegiada pela sua vegetação típica dos Campos de Cima da Serra, repleta de araucárias, pássaros morros e belas cachoeiras. Em algumas fazendas particulares é possível fazer passeios de cavalo ou a pesca esportiva.

Igreja Matriz Bom Jesus e Praça Rio Branco

A Praça Rio Branco, muito bem cuidada, é o ponto de encontro dos moradores de Bom Jesus. Na praça fica situado o Centro de Informações Turísticas, orientando os visitantes e turistas. Junto à praça também se encontra a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, uma imponente obra arquitetônica de relevante patrimônio histórico-cultural para a cidade. A conclusão do prédio é datada de 1940, sendo que a construção foi realizada durante 21 anos até sua inauguração.